quarta-feira, 14 de junho de 2017

Alice Madness Returns Review


Hi Dolls!

Já há muito tempo que queria escrever sobre este jogo, porque foi dos mais que me cativou.  Infelizmente parei de o jogar durante uns bons meses, mas decidi que não passava desta semana e assim foi. Tenho, primeiramente, de agradecer ao meu melhor amigo por mo ter oferecido. 
Preparem-se porque vai ser um longo post, mas se gostam de jogos, se já jogaram este jogo, ou se pretendem jogar, aposto que vão gostar.


Eu passei este jogo em dificuldade normal, em 25 horas e meia. Isto porque eu tentei completar durante o jogo o máximo de coisas que consegui e isso deixou-me a 95%. Mas sendo eu como sou, sei que vou jogar o jogo e tentar completar 100%, porque eu sou daqueles gamers que gosta de completar os jogos ao máximo.
O screenshot do meu save do jogo
Eu não vou falar muito sobre a história do jogo em si, até porque se não jogaram e querem jogar, vão adorar descobrir aos poucos por vocês mesmos e eu não quero dar Spoilers. A história é sobre Alice Lidell, que perdeu a sua família quando a sua casa ardeu, e que se acha culpada do que aconteceu. O jogo é então Alice em Wonderland a tentar juntar as peças para descobrir o que se passou na realidade. No fim do post darei a minha opinião completa sobre o jogo, mas vamos começar por aspecto, armas, jogabilidade e coleccionáveis.

Aspecto

A Alice neste jogo não é representada como uma menina fofa, querida e inocente, de cabelos loiros e cara meiga.
Esta versão de Alice é bem mais sinistra e sombria, com cabelo negro e grandes olhos verdes que sobressaem na sua pele pálida. E eu gosto muito mais assim. No inicio do jogo temos um vestido normal inspirado na Alice que todos conhecemos, o azul com avental branco, apenas com símbolos a mais e um pouco de sangue. O laço nas costas tem uma caveira no centro. O segundo vestido é o Steamdress, e é um vestido preto normal numa versão mais steampunk cheio de fivelas e de aspecto rústico. O Siren é o meu preferido porque eu gosto de tudo o que envolva o mar e sereias. O vestido é repleto de escamas num degrade de rosa e azul menta e com pequenas pérolas. Outro dos meus preferidos é também o Silk Maiden que é uma espécie de quimono azul escuro com flores transformado em vestido. Depois temos o Royal Suit que é um vestido preto branco e vermelho com alguns dos naipes incluídos. Por fim temos o Misstitched que é um vestido feito de remendos. No laço atrás tem uma das caras das Ruins, que é um género de boneco.
Mas estes são apenas os vestidos originais do jogo.

Mas o AMR tem também DLC (Downloadable content) que eu acho muito mais awesome que os originais. Cada um dos seguintes vem também com um "poder" diferente. Cada um deles é inspirado numa personagem ou num momento do jogo. O Caterpillar é um fato de lagarta, verde, com patas á frente e asas pequenas nas costas. O Checkmate é um vestido vermelho e branco com peças de xadrez.
O Cheshire é (obviamente) igual ao Cheshire cat do jogo e é o meu DLC favorito, visualmente. A Alice tem olhos amarelos, orelhas de gato, patas e uma cauda.
O
Fleshmaiden é outro dos meus DLC favoritos e é todo feito em carne (Lady Gaga style? haha) e tentáculos. Nesta outfit a alice está descalça e com pés ensanguentados, no laço das costas tem um olho e os olhos da Alice são azuis quase brancos. O 
Hattress é inspirado claro no Mad Hatter e a Alice tem um chapéu igual ao dele no jogo. Este vestido contém uma data de gears e o braço esquerdo da Alice é mecânico. Por fim o Late But Lucky é dedicado ao coelho e inclui orelhas de coelho, um top hat e patas de coelho. O laço atrás também é constituído de patas e cauda de coelho.

Armas

Quando Alice encontra a Vorpal Blade
Este jogo tem 2 das minhas armas preferidas de todos os jogos que já joguei, sendo elas a Vorpal Blade e o Hobby Horse.
A Vorpal Blade é uma faca cheia de desenhos intrincados e é a arma principal da Alice. Não há palavras para quanto esta arma é maravilhosa e bonita. Queria muito ter uma Vorpal Blade coleccionável na minha prateleira cá em casa.


O Hobby Horse é um daqueles cavalinhos que as crianças usam para brincar, no entanto nas mãos da Alice é uma arma implacável. Não conheço uma pessoa que tenha jogado AMR e não ame esta arma. É destruição pura. Quando se faz upgrade a nível IV é um unicórnio, e eu não podia amar mais.
O Pepper Grinder é uma arma que parece um moedor de pimenta mas é um género de arma de fogo. É extremamente útil contra inimigos voadores.
O Teapot Cannon é uma chaleira que deita uma bola de chá e destrói paredes entre outras coisas.
O Clockwork Bomb é como o nome indica uma bomba que pode ser rebentada na altura desejada ou quando acaba o tempo.
Existe também o Umbrella que não é uma arma mas ajuda bastante contra certos inimigos, porque reflecte coisas projectadas pelos mesmos.


Também as armas têm DLC. A minha preferida é a Knightmare do Hobby Horse que transforma o unicórnio num unicórnio em esqueleto e com hastes e olhos brilhantes.
A
Vorpal Blade muda para Vorpal Cleaver que é praticamente igual mas é em forma de cutelo em vez de faca. O Octo-Grinder fica um género de polvo ou lula. Por fim o Catnip Cannon é inspirado no cheshire cat e o olho do bule move-se.


Jogabilidade

Para mim o jogo é uma agradável mistura de exploração, luta, puzzles e mini jogos. O jogo não se torna monótono, todos os Chapters são muito diferentes e dentro de cada Chapter tem muitas coisas novas, e inimigos diferentes. 
A vida da Alice é medida por Rosas, que são encontradas dentro de inimigos, objectos quebráveis, ou usando o Shrink Sense numa Shrinking Violet

Hysteria
Quando a vida chega a apenas 1 Rosa, é possível activar o modo Hysteria, ou como eu gosto de lhe chamar  IM ON MY PERIOD!!!! ( Desde que vi o Pewdiepie jogar xD )
O
Hysteria é um modo que faz com que os ataques fiquem extremamente poderosos e torna a Alice invulneravel por um curto espaço de tempo. Todo o aspecto do jogo muda durante Hysteria, todas as cores são reduzidas a preto, branco e vermelho, e a roupa, face e armas também mudam de aspecto.

Neste jogo existem mais duas habilidades, o Dodge que transforma Alice num conjunto rápido de borboletas azuis para evadir ataques ou desviar de coisas.

O Shrink sense é uma habilidade que permite a Alice encolher em tamanho, e tem três usos: localizar Keyholes para encontrar itens ocultos, ver mensagens e plataformas invisíveis, e para poder usar Shrinking Violets.

Coleccionáveis



Tudo o que consegui completar no meu save

Neste jogo existem varios tipos de objectos para coleccionar.

O primeiro e mais comum são os Teeth (dentes) que podem ser encontrados em inimigos, objectos ou mesmo espalhados pelos cenários e servem para fazer upgrade ás armas.


Pig Snouts: São focinhos de porco que podem ser encontrados a voar ou em paredes. Para colectá-los, é preciso usar o Pepper Grinder. Quando cheios de pimenta, os focinhos espirram e desaparecem. Quando eles desaparecem, abrem caminhos, ou revelam cestas com dentes e rosas.

Radula Rooms: São salas secretas nas quais Alice deve realizar certas tarefas. A conclusão das tarefas resulta em Alice ganhando Paint Pots. Quatro Paint Pots completam uma Rosa, que é adicionada à barra de saúde para a aumentar (quantas mais Rosas, mais saúde). É mais ou menos a mesma coisa que os Heart Containers nos Legend of Zelda.

Bottles: São garrafas brancas e douradas brilhantes. Encontrar cada garrafa em um capítulo desbloqueia peças de concept art.

Memories: São fragmentos de diálogo de pessoas que tiveram um grande impacto na vida de Alice, representadas por objectos brilhantes diferentes para cada pessoa.



Opinião pessoal


Deixo já aqui explicado que para mim o design do jogo está espectacular e todos os cenários são perfeitos com todos os mais pequenos detalhes. Fiquei maravilhada com todos os pequenos objectos diferentes em todos os chapters. Todos os objectos quebráveis , inimigos, plataformas, mini-games são diferentes ao longo do jogo, e quase parecem vários jogos diferentes.Eu tenho de admitir que muitas vezes parei de jogar para observar os cenários com mais atenção e tirar alguns screenshots.

Melhor screenshot que tirei

Adoro que o jogo seja fofo e bonito em certas partes, mas creepy e gore no resto e adoro a maneira como todas as personagens foram recreadas. Parece algo que podia ter sido imaginado pelo Tim burton. O Cheshire não é gordinho e peludo, o coelho parece psicótico e até a própria Alice parece aquelas meninas saídas de um filme de terror.
Cheshire, o coelho, Mad Hatter e a Rainha.
O jogo é bastante fácil de jogar em modo Normal e embora certas partes sejam um pouco frustrantes, acaba por se conseguir passar á segunda ou terceira tentativa. As partes que menos gostei foram os mini games de plataforma 2D porque eu não gosto muito de jogos recentes em plataforma mas acabam por se tornar faceis. Outra coisa que também não gostei foi o facto de eu ter muita ansiedade e este jogo contem muitos dos meus medos incluido aguas profundas e escuras. Ou seja, o chapter debaixo do mar foi um misto de sentimentos para mim. Por um lado tem partes muito queridas e divertidas e coloridas que eu adorei, e como já referi acima adoro o vestido Siren, mas por outro lado a parte mais obscura deste chapter deixou-me muito ansiosa e com vontade de largar o jogo e nunca mais lhe tocar.


E acho que vou ficar por aqui, este post já é um dos maiores aqui no blog e espero que tenham paciência para ler. O jogo é magnifico, e se gostaram do que leram, aconselho a jogarem porque este jogo é muito bom mesmo. Deixem aqui nos comentários o que acharam se já jogaram, ou caso não o tenham feito se ficaram com vontade de jogar.
Caso ainda não tenham visto o desenho que fiz sobre o Alice Madness Returns, podem ve-lo carregando aqui : Sketchbook Page2

 Beijinhos 

7 comentários:

  1. Não podia ter ficado mais curiosa quanto ao jogo. Até ao momento apenas o conhecia porque tanto falaste nele mas não fazia ideia quanto à jogabilidade e aos fatos maravilhosos!

    Este jogo é, sem dúvida, do meu interesse, cheio de acessórios vindos do mundo da fantasia que podiam muito bem ser um reflexo do meu inconsciente xD

    O jogo é para pc ou PS? Beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi fofinhaaaa <3 fico feliz que gostaste. O jogo que joguei é para pc, mas convem teres um comando USB é muito mais facil jogar. Acho que também ha para PS3 se não tou enganada, mas nao quero tar a mentir. Ou é Xbox ou PS3 ou talvez os dois.

      Eliminar
  2. Penso que não sou capaz de jogar, acho que vou ter medo xD mas gosto da ideia! Acho fixe quando pegam na Alice e a transformam completamente.
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se achas que vais ter medo, acredita que não tem medo nenhum. É apenas sombrio nos cenários, mas não tem jumpscares e sustos e coisas assim. ou seja tens tipo sempre que aparecem inimigos maiores um genero de cutscene que te mostra o inimigo, ele não aparece e te assusta do nada, não te preocupes se é esse o teu medo. beijinho :)

      Eliminar
  3. Eu sinceramente ja joguei. E gostei muito .
    Acho um jogo completamente fora do normal e creepy ao mesmo tempo mas muito fixe.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dos meus favoritos sem duvida. Fico feliz que gostaste do jogo. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Adoro esse jogo, muitas tarde passadas a jogar nesse universo ahahah
    adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Triforce