segunda-feira, 21 de maio de 2018

Iniciar em Aguarelas Parte1 - Materiais

Hi dolls!
Como muita gente sabe, eu amo desenhar e adoro aguarelas. Como podem já ter visto na tag "Sketchbook Page"  já trabalhei com aguarelas mas na verdade nunca me tinha empenhado muito. No entanto tenho vindo a melhorar (sim estou atrasada com os Sketchbook Pages aqui no blog, tenho muitos desenhos novos) e embora só tenha começado á menos de um ano a sério neste método, acho que se vê alguma melhoria. Decidi fazer esta publicação porque uma menina que tenho no facebook me disse que queria começar mas que tinha um pouco de receio (Obrigada pela ideia Isah). E não é a primeira pessoa, aliás eu própria tinha bastante medo porque sempre fui muito trapalhona com qualquer arte que envolvesse pincéis. Antes de começar tenho apenas que acrescentar que estas são as minhas dicas para iniciantes, que eu achei que resultam comigo, não são dicas de grandes artistas. Apenas pequenos conselhos para quem está a começar. Vamos lá então.

Material essencial
 (alternativas baratas)

Aguarelas - Ao contrario do que muita gente acha, não são necessários materiais caros. Acreditem, todos os meus materiais são super baratos e algumas coisas até tinha por casa.Claro que amava ter umas Winsor e Newton muito mesmo, mas por agora isto vai resultando. Na minha opinião, se eu conseguir fazer desenhos bons com produtos baratos, quando comprar uma marca boa vou fazer obras de arte ahahah.
Tenho 2 tipos de aguarelas, umas são do Continente da marca Note e custaram 4 euros por 24 cores (também tenho a de 12 cores, que é 2 euros, que era do meu cunhado de quando andava na escola e como já não usava deu-mas, e foi assim que me decidi a comprar a de 24 cores). Mas as que mais uso são do Chinês e custaram 3 euros. São aguarelas em tubo e fui eu que fiz a "palete" como podem ver AQUI. A minha dica para escolher aguarelas baratas é escolherem aquelas que parecem peganhentas, em vez das que parecem giz quando tocam. Na minha opinião é logo uma grande ajuda.
Pincéis - Podem ter a melhor marca de aguarelas do mundo, mas se tiverem um pincel com os pelos a cair e que não é suave, vai ser difícil fazer um bom desenho. Os meus pincéis também são da marca Note e do Chinês e custaram de 1 a 4 euros. Pinceis é o que eu recomendo comprarem melhorzinhos do que a aguarela em si. Cada vez que posso vou comprando pincéis de vários sítios para trabalhar e experimentar a qualidade. O mais importante é ter o pelo suave, vários tamanhos (principalmente um muito fino para detalhes e um muito grande para áreas maiores) e vários tipos (pontiagudos, planos e angulares). Se só poderem comprar de um tipo, eu trabalho mais com pontiagudos de vários tamanhos porque acho que são bastante versáteis.
Os outros são uma boa ajuda por vezes.


Papel - O meu papel não é definitivamente de aguarelas, mas é meio grosso, compro o mais grosso de acordo com o mais acessível que consigo. Desde que seja suficientemente grosso é bom. Aconselho a escolher o mínimo de textura para quem está a iniciar mas eu tenho com e sem textura e gosto de ambos. Nenhum dos meus blocos custou mais de 7 euros. Muito importante também é terem sempre um papel mais barato ou que não usem para fazer testes de cor enquanto pintam.


Masking Tape - A fita adesiva de papel é das coisas mais importantes enquanto se trabalha com aguarelas. Normalmente é muito barata (menos de 2 euros e dura séculos) e é uma grande ajuda. Alem de dar um aspecto bonito quando se tira no final do desenho, é muito importante para o papel não enrugar com a água, colar todas as margens do papel ao espaço de trabalho (mesa, prancha de desenho, estirador, etc...). Eu costumo prender a um pedaço de contraplacado fino que tenho á muitos anos, porque na escola precisei de uma prancha e a minha mãe não tinha possibilidades de gastar muito dinheiro nisso, então com umas molas de escritório resultou na perfeição e já tem mais de 10 anos. É o meu fiel aliado. Qualquer contraplacado serve desde que seja liso e sem textura num dos lados.
Paletes - Toda a gente sabe que é importante ter onde misturar as cores das aguarelas. Eu tenho daquelas paletes vazias, do chinês, e do mais barato que há. No entanto o meu meio preferido é um prato liso branco de cerâmica ou loiça (que não usem para comer, embora não faça mal, algumas marcas podem manchar a loiça). Usem o que quiserem, improvisem, a única coisa importante é que seja branco para terem uma boa percepção das cores.


Recipientes para água - Não é grande ciência que aguarelas precisam de agua (dahhhh), mas não precisam ir comprar recipientes de propósito. Eu no inicio usava copos de plástico descartáveis (não é muito boa ideia, as vezes tombam com o peso dos pincéis), mas agora uso frascos. Seja de geleia, pickles, iogurte, qualquer frasquinho de vidro é das melhores coisas que podem ser reutilizada. Comecem a guardar ai por casa. Qualquer copo de vidro normal também é bom.
Papel/Pano - Antes de já, qualquer tshirt velha cortada em pedaços e papel higienico ou de cozinha serve bem. Eu tenho sempre um pano por perto (mais para o caso de entornar agua porque sou muito desastrada), e tenho papel higiénico (preferivelmente liso sem textura para o caso de ter de o pressionar no desenho). Outra coisa que eu adoro é ter esponja (um pedaço de esponja qualquer, eu cortei um terço de uma
esponja de lavar a loiça) para tirar o excesso de água do pincel enquanto pinto.
Outros utensílios - Existem muitas coisas que temos por casa que São uma grande ajuda quando se usam aguarelas. Eu tenho um conta-gotas que era de um remédio e que lavei, agora uso para acrescentar água na palete, caso uma cor tenha pouca água. Também tenho um pequeno pulverizador que uso para pulverizar a tinta antes de usar. inventem, sejam criativos e originais. Se resultar para vocês é o que importa, e experimentar não custa.

Nesta postagem falei apenas do material, mas na parte 2 vou falar de dicas mesmo enquanto pintam com aguarela. É que este artigo já está a ficar comprido de mais e depois cansam-se de ler haha.
Até á próxima (que será mesmo as dicas enquanto se pinta com aguarelas), espero ter ajudado. Divirtam-se

2 comentários:

  1. Amei as tuas dicas linda! Muito boas mesmo! :D
    Keep the good work <3 És uma excelente artista *-*

    Beijinhos,
    Mii

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Blog nunca vai chegar perto do teu, mas eu vou tentando continuar com o bom trabalho. Somos as duas excelentes artistas então. Fico feliz que gostaste. Beijinhooooos

      Eliminar

Triforce